Postagens populares

Afinal, o que é "chick lit"?

terça-feira, 24 de outubro de 2017
Hey you!

Beleza, eu resolvi começar um blog especializado em Chick Lits. Mas... afinal, o que seria isso? 

Como toda construção precisa ser bem amarradinha desde o começo, vamos aos primórdios da essência deste blog, oks? Apesar de eu, na minha cabeça estranha, achar que a maioria das pessoas (principalmente leitores assíduos) sabe o que significa o termo "Chick Lit", por muitas vezes eu me vejo tendo que explicar sobre o que afinal eu tô falando quando cito um livro dentro do gênero. No mais, vamo lá!

Em tradução ao pé da letra, "Chick Lit" significa "literatura de mulherzinha" (termo que acaba sendo vulgar e invalidando o gênero). Ou seja, Chick Lit nada mais é do que um gênero literário mais voltado para o universo feminino e, comumente, visa atingir tal público como o alvo. 

Embora o termo seja mais usado na cultura americana, atualmente o público leitor tem compreendido a necessidade do distanciamento entre "comédia romântica" e chick lits de fato, considerando que a gama do gênero literário acaba sendo muito mais ampla do que apenas uma obra pra dar risadas sobre a vida amorosa de alguém.

Tendo, no geral, o foco na mulher moderna e vanguardista trazendo à tona todas as decepções e delícias de viver a realidade frenética da contemporaneidade, a personagem principal pode estar presente em quaisquer faixas etárias e ainda assim nos dar grandes lições sobre a vida, amor, crescimento pessoal e amadurecimento.

Apesar de ainda existir certo preconceito à respeito de tal tipo de obra, os Chick Lits podem sim ser profundos e tratarem de problemas sociais, dramas reais e coisas densas, muito embora ainda há um toque de charme e romance que toda mulher consegue dar um pouco à realidade, por mais tensa que ela seja. 

As capas geralmente são mais trabalhadas dentro de toda essa feminice e, consequentemente, mais são sim mais "menininha". Sim, toda a embalagem acaba sendo voltada para o principal público-alvo, claro, mas quem disse que este tipo de leitura leve possa ser apreciada por homens também? Leitura boa é leitura boa, não importa de onde ela venha, né?

Espero que essa pincelada tenha te feito compreender um pouco mais sobre este universo tão encantador e cheio de surpresas. Qualquer dúvida, chama a gente!






8 comentários

  1. Oi, Helena!
    Eu curto um chick-lit meio comédia, mas também acho super importante as autoras abordarem assuntos sérios. Creio que a Marian Keys faz muito isso nos seus livros.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Eu amo Chick lit por ser uma leitura mais leve, e adorei saber mais sobre esse gênero.

    Livrosrabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sou homem mas tenho que confessar que chick lit é um dos meus género preferidos, gosto de leituras leves, divertidas e femininas, tal como nos filmes.
    De facto o termo é mais conhecido entre leitores, também já tive que explicar o termo a não leitores.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  4. Olá, Helena.
    Eu acredito que existe esse preconceito com o gênero por causa dessa definição que dão para ele. Mas não é nada disso. Já li inúmeros livros do gênero, que é um dos meus favoritos diga se de passagem e em todos eles temos uma grande lição para levar pra vida.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena,
    Eu gosto muito de chick-lit, uma pena que tenha tanto preconceito com esse gênero.
    Você ser alguém forte, independente e amar um livro leve, romântico e divertido!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi
    foi um bom poste para quem não entende saber, eu adoro Chick-lit e me divirto lendo livros desse gênero,

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adooro Chick-lit! São obras sempre divertidas, leves e envoltas de romance <3 ótima explanação!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!! Amo chick-lit e comédia romântica, realmente existe diferenças e o texto ficou bem explicado. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.